Estudo: - Discernimento x Alinhamento e ou posicionamento

Estudos

Discernimento x Alinhamento e ou posicionamento

Autor: Pr. Amauri | Categoria: estudos | Data: 18/12/2012 Discernimento x Alinhamento e ou posicionamento

Discernimento x Alinhamento e ou posicionamento

 

Em 2011, em um congresso que aconteceu em Curitiba – PR, eu e a Prª Érika, (minha esposa) fomos sacudidos e levados por DEUS a morrer para que conseguíssemos ouvir mais claramente a vós do filho de DEUS.

Ainda que muito do que foi falou veio a ser instrumento de DEUS para confirmar tantas coisas que já existiam dentro do homem espiritual que tem sido gerado dentro de nós, sigo dando honra devida a quem de direito.

Por isto quero dar o crédito desta palavra a DEUS que tem nos ensinado a discernir e compreender os tempos a fim de nos alinhar nele.

 

Esta palavra te o propósito de trazer um alinhamento para sua vida, pois tratasse de algo chave para seu sucesso.

 

Mateus 16. 1 E, CHEGANDO-SE os fariseus e os saduceus, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu.

2 Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro.

3 E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?

4 Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se.

 

  1. Não devemos utilizar esta passagem somente dentro da escatologia.
  2. Jesus esta afirmando que existem tempos espirituais que devem ser discernidos, e nesta passagem bíblica a falta do discernimento estava implicando em um posicionamento errado que deixou de fora do maior acontecimento da historia, praticamente a maior parte do povo existente da época.
  3. Existe diferença entre o clima natural e o espiritual.
  4. Toda a bíblia revela a diversidade de tempos.
  5. Jesus frisa esta realidade, que pode acontecer em um contexto geral da igreja e ou grupo de pessoas e individual na vida de uma pessoa.
  6. Jesus esclarece sobre a importância de irmos mais alem do que meramente os sinais que antecedem o tempo (clima).
  7. Devemos discernir que clima espiritual estamos vivendo, como igreja e ou pessoalmente.
  8. A palavra diz discernir os sinais dos tempos.
  9. Cada tempo tem o seu sinal.
  10. Quando você sai de manha para o trabalho, escola ou outro, normalmente irá usar a roupa conforme o que vemos no céu, ou ar.
  11. Isto determinara se a roupa que iremos usar (para frio, calor ou intermediário) acessórios, como guarda chuva, protetor solar, etc.....
  12. Se poderemos honrar uma programação como um passeio ao ar livre.
  13. Devemos apreender os sinais dos tempos espirituais para sabermos como devemos nos comportar, pois terá grandes implicações imediatas e eternas.

 

Há tempos que devemos ferir a rocha e a tempos que devemos pedir a rocha.

 

Vamos ver alguns tempos

 

Tempo de receber a promessa

  1. "E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele." (Gênesis 18 : 10)
  2. 

 

Tempo de viver a promessa

  1. "E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado." (Gênesis 21:2)
  2. 

 

Tempo de correção, e posicionamento para o serviço ministerial.

  1. "E aqueles homens disseram-lhe: Imundos estamos nós pelo corpo de um homem morto; por que seríamos privados de oferecer a oferta do SENHOR a seu tempo determinado no meio dos filhos de Israel?" (Números 9:7)
  2. 

 

O Tempo e a Oportunidade para todos

  1. Eclesiastes 9:11Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos.
  2. 

 

 

Falta de discernimento traz laço.

  1. Eclesiastes 9:12 Que também o homem não sabe o seu tempo; assim como os peixes que se pescam com a rede maligna, e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai de repente sobre eles.
  2. 

 

Tempo em que o mal posicionamento interfere no querer de DEUS

  1. "Dores de mulher de parto lhe sobrevirão; ele é um filho insensato; porque é tempo e não está no lugar em que deve vir à luz." (Oséias 13:13)
  2. 

 

Tempo de angustia e tempo de livramento

  1. "E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro." (Daniel 12:1)
  2. 

 

Homens mulheres especialistas em discernir os tempos, tornassem condutores e ou apascenta dores de rebanho.

  1. "E dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmãos seguiam suas ordens." (I Crônicas 12:32)
  2. 

 

Tempo de confiar no improvável

  1. II Crônicas 13: 14 Então Judá olhou, e eis que tinham que pelejar por diante e por detrás; então clamaram ao SENHOR; e os sacerdotes tocaram as trombetas.

15 E os homens de Judá gritaram; e sucedeu que, gritando os homens de Judá, Deus feriu a Jeroboão e a todo o Israel diante de Abias e de Judá.

16 E os filhos de Israel fugiram de diante de Judá; e Deus os entregou na sua mão.

17 De maneira que Abias e o seu povo fizeram grande matança entre eles; porque caíram feridos de Israel quinhentos mil homens escolhidos.

18 E foram humilhados os filhos de Israel naquele tempo; e os filhos de Judá prevaleceram, porque confiaram no SENHOR Deus de seus pais.

 

Nos tempos de guerra, algumas vezes DEUS mandava seu poso atacar pela direita outro pela esquerda outro pela frente e por traz, outro pelo cano de esgoto, outro pelo meio das amoreiras outro rodear 7 vezes, outro tocar trombeta, outro levando a arca há frente do povo, outro não atacar e ir de madrugada enquanto um exercito inteiro estava desapercebido e embriagado.

Ainda que a situação seja semelhante a outra que você já enfrentou o tempo pode ser outro e o posicionamento para este novo tempo frente a uma situação semelhante pode ser diferente.

O que importa é que alguém que discerne bem se posiciona e alinha bem e vence.

 

Original para palavra Discernir e derivações próximas

בין biyn

Uma raiz primitiva; DITAT

discernir, compreender, considerar, perceber, saber (com a mente), observar, marcar, atentar, distinguir, considerar,

(Nifal) ter discernimento, ser inteligente, discreto, ter compreensão

(Hifil)

compreender

fazer compreender, dar compreensão, ensinar

(Hitpolel) mostrar-se com discernimento ou atento, considerar diligentemente

(Polel) ensinar, instruir

(DITAT) prudência, consideração.

 

 

  • Jesus ensina que devemos apreender discernir os tempos e não o tempo, sendo assim a tempo para muitos momentos da vida.
  • A bíblia nos ensina que a tempos de prova, perseguição,
  • Lucas 19. 41:44 - A cidade toda não conhecia ou discernia o tempo estava vivendo, e com isto deixava de se posicionar de acordo.
  • Os judeus não estavam discernindo que tempo era aquele por isto não sabiam como se comportar.
  • Para muitas pessoas sempre tudo é igual, mas observando a igreja, nesta década a igreja na esta de baixo do mesmo mover da década passada, ou de trinta décadas a trás.
  • Cada tempo tem sua própria manifestação, pois DEUS não muda mais seu operar sim.
  • Como podemos ser bem sucedido no discernimento dos tempos???
  • Quando passamos por um tempo geral, todos precisarão se posicionar juntos.
  • Mas cada um terá tempos pessoais são particulares e não devem ser atribuídos a ninguém.

 

*Você pode não estar roubando, matando, prostituindo e até mesmo pode estar andando com Jesus e ouvir dele a seguinte fraze “ para traz de mim satanás”, caso não aprenda a discernir os tempos a fim de saber como deve se posicionar e comportar*.

 

Jesus discerniu o tempo em que estava vivendo e por isto não ficou triste com o abandono que iria acontecer a poucos instantes.

Em todo tempo Jesus dava entender que há um tempo para todas as coisas acontecerem e nada acontece por acaso.

Aqui para alguns a palavra hora é colocada por simples acaso.

Mas ele sabia o queria disser, provando isto em.

 

  • João 1:4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
  • 

 

  • "Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora." (João 12:27)
  • "Procuravam, pois, prendê-lo, mas ninguém lançou mão dele, porque ainda não era chegada a sua hora." (João 7:30)
  • "Estas palavras disse Jesus no lugar do tesouro, ensinando no templo, e ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora." (João 8:20)
  • "E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado." (João 12:23)
  • "ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim." (João 13:1)
  • "JESUS falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;" (João 17:1)

 

Quando você discerne o tempo e se posiciona não haverá perca de tempo com algo que não dará frutos.

 

 

Mateus 26. 31 Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.

  • Pedro não discerniu o tempo que havia a poucos instantes de viver, sendo assim posicionou e tomou uma decisão errada.
  • Jesus afirma a Pedro, este é o tempo que irão me abandonar.
  • Pedro não entendeu que ouve o tempo de andar juntos e agora iria passar um tempo sozinho.

 

È importante que se mais ninguém ao seu redor entender seu tempo você entenda, pois se Jesus não tivesse discernido seu tempo ele não teria se entregado como disse (eu mesmo me entrego) e nós ainda estariamos debaixo de uma maldição

Louvado seja DEUS por Jesus não ter cido influenciado por Pedro neste momento

Pessoas que discernem os tempos podem ser má influencia na vida de outros também.

 

  • Jesus discernia tão bem os tempos que logo disse vou morrer e ressuscitar e ir a frente de vocês.
  • Amados olhando para isto lhes digo que, a tempos de ajuntar e a tempos de espalhar, a tempos de andarmos muitos juntos e a tempos de estarmos socinhos.
  • E no tempo de estar socinhos não podemos atribuir a ninguém este tempo, pois é nosso tempo.
  • Entenda que é ótimo estarmos acompanhados por pessoas que são de DEUS
  • Não tente ser o durão ou durona dizendo que afirma não precisar de ninguém por estar em comunhão com DEUS, pois Adão no auge da comunhão sentiu falta de alguém que lhe fosse igual, compatível e DEUS disse não é bom que foque só, isto é só um tempo para DEUS promover algo em sua vida, que pode pasar logo ou não.

 

Tem épocas que parece que estamos socinhos andando na contra mão como o profeta Elias em I Reis 19:13, e DEUS mandanos olharmos para fora que tem mais sete mil que não se prostraram a Baal.

 

Satanás sabe desta verdade e algumas vezes tentou confundir Jesus ou dissimular

"E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?" (Mateus 8:29)

Ha profetas e sacerdotes fora do tempo de DEUS

  1. Quando Jesus foi ao templo ler o rolo da lei, havia profetas e sacerdotes declarando o messias vira.
  2. Jesus leu a escritura do livro de Isaias diante deles e disse hoje se cumpre esta palavra em vossos ouvidos, e os profetas continuavam dizendo o messias vira
  3. Jesus viveu aqui santo morreu e ressuscitou e até hoje a sacerdotes e profetas dizendo o messias vira.
  4. eles não discernirão o tempo que estavam vivendo

 

"E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação." (Lucas 19:44)

 

  1. O profeta de DEUS de plantão ali discerniu João Batista = eis ai o cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo, convêm que eu diminua e ele cresça.
  2. Você tem que ser um profeta da hora de DEUS, pois não precisamos de historiadores de DEUS, mas profetas da hora de DEUS.
  3. João Batista é um profeta que discerne o tempo e profetisa o tempo certo.
  4. Eis ai o cordeiro de DEUS que tira o pecado do mundo, convêm que eu diminua e ele cresça,

    Há tempos que devemos sair de sena para que outro seja o canal.

Temos que entender que os tempos mudam.

  1. Quando isto acontece, as tuas funções mudarão.

Há tempos que estamos no nosso quarto derrubando ursos e leões.

Mas quando o tempo muda as suas funções mudam e você terá que derrubar a Golias a frente de uma grande nação em nome do senhor.

 

Há tempos de ser discípulo e a tempo de discípular e a tempo de ser Apóstolo.

 

Vamos observar o Jetsemani.

Após orar a DEUS para cumprir o que estava estabelecido para àquela hora.

Jesus ao voltar da oração, encontrou os discípulos dormindo e disse:

Não pudestes orar comigo nem uma ora, pois lhes digo vigiai e orai para que não entreis em tentação.

 

Jesus esta dizendo claramente que a tentação jaz a porta e por não discernir o tempo eles não estavam alinhados e ou posicionados corretamente com uma vida a quem de oração do mínimo necessário.

 

 

A semelhança do peixe e pássaro o homem que não discerne o tempo cai fácil na tentação.

 

O fato de não discernimos os tempo e respeita-los, pode trazer repentina destruição, sobre nós e aqueles que estão sob nossa autoridade ou cuidados.

 

"E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação." (Lucas 19:44)

 

A tempos que devemos morrer para viver e caso não saibamos discernir isto não ouviremos a vós do Senhor.

 

"Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão." (João 5 : 25)

 

*O ponto é que nada que acontece em nossas vidas acontece em qualquer momento e ou tempo aleatoriamente*

Nada acontece por acaso.

 

 

Um exemplo de Tempo em que um grupo teve que tomar posicionamento para não ser amaldiçoado é = Ninive

Todos jejuando e orando e suplicando (até os animais) e a sentença mudou.

Uma liderança que não discernir os tempos de DEUS pode simplesmente trazer divisão e destruição de muitos.

 

Deus disse em determinado tempo para todos

"Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela." (Gênesis 9 : 7)

 

O Homem sem discernimento comete erros graves

 

Gênesis 11:2 E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.

3 E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.

4 E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.

 

Vemos ai no mínimo três erros cometidos.

  1. Não multiplicaram e espalharam.
  2. Não povoaram, mas agruparam.
  3. Desejo de notoriedade pelo grande feito.

 

E ai o fruto disto é!!!!

Gênesis 11:5 Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;

6 E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.

7 Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.

8 Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.

 

Há tempos que todo o povo tem que orar, jejuar, clamar, adorar juntos para alcançar o favor de DEUS.

 

Joel 2:2 Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.

13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?

15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.

 

Queridos, um homem desalinha tem que manter seus projetos e planos de pé de forma exaustiva e muitas vezes ser repreendido pelo senhor ou até mesmo amaldiçoado.

 

 

Mas um homem e mulher alinhado com DEUS, têm o céu trabalhando em seu favor.

 

Eclesiastes 2:1 TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;

3 Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;

4 Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;

5 Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;

6 Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;

7 Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;

8 Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

9 Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha?

10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para com ele os exercitar.

11 Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.

 

No tempo de DEUS seja qual for ele, com o discernimento e alinhamento correto o céu estará a seu favor e tudo será formoso. (Seja amargo ou doce, pois você aprendera dar graça em todo tempo).

 

 

Dois Conselhos para o posicionamento de todos os tempos

Eclesiastes 9: 8 Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

  1. alvas as tuas roupas = Santificação e pureza decorrente de obediência a palavra de DEUS.
  2. nunca falte o óleo sobre a tua cabeça= Unção e comunhão com o espírito santo

 

"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem." Lucas 21 : 36

 

  1. Orando = comunhão e comunicação constante com DEUS.

 

 

 

 

Esta palavra esta disposta a trazer libertação para igreja urgente de todo πωρ ωσις porosis* 

Que significa no original, bloqueio na capacidade de discernimento mental, percepção obstruída de um estado de mente insensível

 

Esta palavra tem abençoado a vida de muitos e agora pode também abençoar de forma maravilhosa a sua.

Entenda bem, ponha em pratica e com certeza será abençoado por DEUS.

 

Pastor Amauri Rodrigues.